Tratamento de Esgoto

tratamento de esgoto saiba como a limpeza da sua fossa auxilia nesse processo importante para a cidade

Saiba como a limpeza da sua fossa auxilia nesse processo importante para a cidade: o tratamento de esgoto

Muitas pessoas entendem que o tratamento de esgoto das cidades é de responsabilidade da empresa de saneamento municipal ou de alguma empresa privada contratada para realizar esse serviço, mas você sabia que realizar a limpeza da sua fossa regularmente pode ajudar muito nesse processo tão importante para o saneamento básico local?

Isso se deve ao fato de que uma fossa de esgoto bem limpa lança menos resíduos sólidos na rede pública, e consequentemente reduz o trabalho das estações de tratamento que recebem esses resíduos para serem tratados. Essa limpeza é importante independentemente do tamanho da fossa, seja ela fossa séptica de uma residência, de um condomínio, comércio ou indústria.

No município de Niterói, o saneamento básico é administrado pela empresa Águas de Niterói, do Grupo Águas do Brasil. O Grupo Águas do Brasil é uma das maiores empresas do setor de concessões privadas prestadoras de serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos no país.

Com um corpo técnico experiente e grandes investimentos em inovação e implantação de novas instalações, suas 13 concessionárias levam mais qualidade de vida e saúde a mais de 4 milhões de habitantes. Com atuação desde 1998, o Grupo Águas do Brasil tem como objetivo contribuir para equacionar o desafio do saneamento básico no Brasil, universalizando os serviços.

O Grupo tem a gestão de concessões em 15 municípios do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, e sua sede fica localizada em Niterói (RJ).

Gestão de Resíduos

Preocupado com o problema de geração de resíduos, o Grupo Águas do Brasil mobilizou sua força de trabalho para conscientização ambiental, criando o Programa Corporativo – Coletiva. A iniciativa tem como objetivo sistematizar, gerenciar e reduzir os impactos ambientais, oriundos da geração de resíduos, nas empresas do Grupo.

O Grupo atua seguindo os princípios dos 3 Rs (Reduzir, Reaproveitar e Reciclar) com o intuito de aprimorar e inovar os seus processos, cultivar uma mudança comportamental interna e expandir para além de seus limites ao público externo.

Gestão Integrada de Recursos Hídricos

O gerenciamento de recursos hídricos é um conjunto de ações destinadas a regular o uso, controlar e conservar a água, tendo como referência a Bacia Hidrográfica como unidade de planejamento e acompanhamento da qualidade e quantidade dos mananciais. Para o desenvolvimento da gestão integrada dos recursos hídricos, é necessária a participação de representantes da sociedade, governo e dos usuários. Por isso, as empresas do Grupo Águas do Brasil participam do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, Câmaras Técnicas temáticas e dos Comitês de Bacias hidrográficas das regiões onde atuam.

Processos Naturais de Tratamento de Esgoto

Ciente de sua responsabilidade socioambiental, o Grupo Águas do Brasil desenvolve, por meio de suas concessionárias, processos naturais de tratamento de esgoto que não agridem o meio ambiente, reaproveitam materiais e são eficientes.

Educação Ambiental

O Programa de Educação Ambiental do Grupo Águas do Brasil – Olhar Ambiental – é um programa que possibilita o planejamento e o gerenciamento das ações de Educação Ambiental desenvolvidas pelo Grupo. Em parceria com os diversos setores da sociedade, a iniciativa visa promover e apoiar ações de educação ambiental, como: transmissão de conhecimentos sobre os processos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário; difusão de práticas de conservação do meio ambiente, sobretudo através do uso consciente da água; gestão de resíduos e universalização do saneamento básico.

Anualmente, são estabelecidas metas para serem atingidas pelas concessionárias, com o objetivo de sensibilizar o maior números de pessoas possíveis. O escopo do Programa abrange vários tipos de atividades voltadas tanto a colaboradores da empresa quanto a estudantes de instituições de ensino (escolas e academia), clientes, comunidades e fornecedores.

De acordo com cada público, as ações também contam com um material de apoio e atividades, como: cartilhas, jogos didáticos, brindes e folders informativos.

Confira abaixo as atividades relacionadas ao Programa Olhar Ambiental:

1. Visitas orientadas

As concessionárias do Grupo desenvolvem visitas orientadas para alunos de redes públicas e privadas de ensino. As visitas são realizadas e acompanhadas por um Facilitador do Programa ou por colaboradores da unidade operacional, que ensinam aos visitantes os processos de tratamento de água e de esgoto, o uso consciente da água e a preservação do meio ambiente.  A iniciativa também é promovida para os colaboradores da empresa.

2. Concursos culturais

Durante o ano, algumas concessionárias desenvolvem concursos que promovem a cultura da sustentabilidade junto à sociedade local. O concurso Amigo da Água é um projeto de conscientização ambiental, promovido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Nova Friburgo para alunos da rede pública do município. Além disso, são realizados diversos concursos junto ao público interno, estimulando a criação e a participação em temas ligados às questões socioambientais, culturais, saúde e segurança.

3. Eventos

Em datas comemorativas como o Dia Mundial da Água (22/03) e o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/06), as concessionárias do Grupo desenvolvem práticas de Educação Ambiental para a população e colaboradores da empresa. Palestras, exposições, oficinas e workshops são realizados em parcerias com o poder público, terceiro setor, instituições de ensino, dentre outros membros da sociedade.

4. Oficinas

As concessionárias promovem em escolas, institutos, comunidades, entre outros locais, palestras, apresentações de vídeos e jogos interativos, além de distribuírem materiais educativos sobre o tratamento da água e do esgoto e a necessidade de preservação do meio ambiente.

Em 2017, o Programa Olhar Ambiental foi premiado no 2º Prêmio de Sustentabilidade do Sindcon (Sindicato Nacional das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto), obtendo a primeira colocação na categoria institucional. O prêmio reconhece os melhores projetos e iniciativas promovidas pelas concessionárias privadas de saneamento, que privilegiam ou buscam promover práticas sustentáveis.

Como a limpeza da fossa ajuda no tratamento de esgoto da cidade?

Segundo o site In Loco Jr., a fossa séptica é um instrumento de tratamento primário de esgoto é econômico e simples e em suas unidades são realizadas separações e transformações do material sólido do esgoto. O uso de fossas sépticas além de tratar inicialmente o esgoto, tem também um importante papel no meio ambiente e na saúde de seus usuários.

As Fossas sépticas evitam o lançamento dos dejetos humanos diretamente em rios, lagos ou mesmo na superfície do solo. Desse modo ela impede a poluição e a contaminação das fontes que abastecem os domicílios e que são utilizadas para abastecimento da população em geral e também para manter a vida dos animais e irrigar plantações.  

Esse modelo de saneamento também ajuda a preservar as condições ideais e fundamentais para a vida de diferentes ecossistemas aquáticos que podem ser prejudicados com a disposição errada do esgoto.  

Considerações finais

A Leal Desentupidora realiza diversos serviços de saneamento como desentupimento, limpeza de fossa entre outros. Para solicitar um orçamento gratuito, entre em contato conosco 24 horas por dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *