Desentupimento de fossa: quando deve ser feito?

desentupimento de fossa saiba quando deve ser feito

Saiba quando pode ser preciso solicitar um desentupimento de fossa no seu imóvel

Alguns sinais bem evidentes podem demonstrar que você precisa considerar um desentupimento de fossa no seu imóvel. Uma fossa entupida pode causar diversos transtornos e até mesmo danos estruturais em sua propriedade, e para que isso não ocorra, você precisa de duas coisas: conhecer os sinais de uma fossa entupida e ter o telefone da Leal Desentupidora que atende em Niterói, São Gonçalo, Maricá e arredores. Essas duas informações você encontra aqui, então siga conosco nessa leitura.

Mas afinal, o que é uma fossa?

Fossa ou fossa séptica é um compartimento existente em grande parte dos imóveis residenciais, comerciais e também industriais de Niterói / RJ e arredores. Esse compartimento possui a importante função de acumular os resíduos de esgoto gerados no local, deixando-os em seu fundo e separando-os da água. Essa separação impacta positivamente no tratamento de esgoto de Niterói e região. Com esse processo, a água é liberada com menos dejetos sólidos para a rede pública. Essa flui até a estação de tratamento local para ser tratada e lançada de volta aos cursos de água da cidade.

Porque uma fossa entope?

Uma fossa deve ser inspecionada e limpa preventivamente regularmente, de acordo com sua capacidade e o número de pessoas que utilizam o imóvel, mas muitas vezes essa manutenção é negligenciada e a fossa sobrecarrega. Com o excesso de resíduos, basta que um pequeno objeto caia na tubulação ou um evento / data que mais pessoas utilizem o imóvel para que esse compartimento e sua tubulação possam ter um esgotamento e entupam. Isso ocorre porque os resíduos precisam de um tempo para se separarem da água e se acomodarem no fundo da fossa, mas com um evento extra esse tempo não existe e a fossa pode transbordar.

Principais sinais de uma fossa entupida

1. Mau cheiro

Um dos principais sinais de que você pode estar com uma fossa entupida em seu imóvel é a presença de um mau cheiro constante dentro e fora do imóvel. Isso ocorre porque quando uma fossa fica com sua capacidade comprometida, mais gases são gerados durante sua decomposição e esses gases podem vazar pela tubulação ou fendas da fossa.

2. Ralos e vasos sanitários lentos

Outro sinal de um possível entupimento de fossa é quando os ralos e o vaso sanitário tem um escoamento de água muito mais lento do que o normal. Isso se deve ao fato da tubulação estar obstruída pelos dejetos que a fossa cheia está acumulando, impedindo a água dos canos de fluir naturalmente.

3. Grama maior e mais verde ou infiltrações

No jardim ou pátio do imóvel, a presença de infiltrações com mau cheiro podem representar um vazamento de fossa ocasionado por entupimento. Outro sinal bem fácil de identificar é quando a fossa fica em um gramado e a grama fica maior e mais verde no local onde ela se encontra. Esse crescimento anormal da grama se deve a presença de vazamento de dejetos orgânicos, que acabam sendo um tipo de “adubo” para a grama naquele local. Dependendo da intensidade dos vazamentos, pode se formar uma grande poça com lodo da fossa misturado a terra. O mau cheiro também deve tomar conta de um ambiente assim.

Cuidado com uma fossa entupida! Limpeza preventiva é melhor que desentupimento de fossa

Você deve estar atento as consequências de uma fossa entupida, que vão desde um dano estrutural na fundação ou piso do imóvel até uma infestação de pragas como baratas e ratos, que podem causar doenças e prejudicar ainda mais as pessoas que vivem no local. Faça sempre uma limpeza de fossa regular e preventiva para manter sua rede de esgoto sempre fluindo naturalmente. Oferecemos desentupimento de fossa em Niterói / RJ, Maricá / RJ, São Gonçalo / RJ e arredores. Nosso atendimento funciona 24 horas por dia e o orçamento é grátis!

Considerações finais

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o funcionamento de uma fossa e como ela lhe apresenta sinais de entupimento, se você acredita que está com esse problema, chame uma empresa limpa fossa profissional para solucionar o problema.

A Leal Desentupidora realiza diversos serviços de saneamento como desentupimento, limpeza de fossa entre outros. Para solicitar um orçamento gratuito, entre em contato conosco 24 horas por dia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *